Ao comprar uma caixa térmica, o principal é a finalidade e o desempenho de resfriamento desejado. Quem deseja resfriar apenas por pouco tempo, como num piquenique, estará bem servido com uma caixa térmica passiva com acumuladores de frio. Para viagens longas, acampamentos ou uso prolongado, o ideal é uma caixa térmica elétrica – de preferência com bom isolamento e alto desempenho de resfriamento de pelo menos 20–30 °C abaixo da temperatura ambiente.
Outro critério é a fonte de energia: modelos com conexão de 12V são adequados para uso em carros, enquanto uma conexão adicional de 230V permite o uso em casa ou no camping. Para ainda mais flexibilidade, caixas térmicas por absorção também oferecem operação a gás.
O volume também deve ser adequado ao uso planejado – caixas pequenas são suficientes para passeios de um dia, versões maiores são recomendadas para famílias ou viagens. Além disso, acabamento, peso, conforto ao carregar (por exemplo, com rodinhas) e detalhes práticos como divisórias removíveis, armazenamento de cabos ou trava da tampa também são importantes. Quem considerar esses pontos certamente encontrará a caixa térmica ideal para suas necessidades.