Ar condicionado: o melhor conselho de todos
Quer seja um mini ar condicionado, um ar condicionado portátil ou um ar condicionado split: os ares condicionados estão disponíveis em diferentes tamanhos e designs. Qual o melhor produto é a melhor opção para a tua casa, é uma questão que depende de vários fatores.
Vamos mostrar-te o que deves ter em consideração para escolheres o modelo certo e quais as características dos ares condicionados que são as mais importantes. Os critérios decisivos são as condições das habitações, as necessidades pessoais e as possibilidades financeiras. Porque com toda a certeza não queres cair em nenhuma ratoeira e queres comprar o ar condicionado perfeito para ti.
Ares condicionados: funções e diferenças
Suar é saudável, mas quando o calor dos meses de verão involuntariamente transforma em uma sauna as nossas quatro paredes, muitos vão pensar, e com razão, em comprar um ar condicionado. E logo surge a dúvida tão forte como o próprio sol: " qual ar condicionado devo comprar?" Realmente, ter uma visão generalizada e bem fundamentada é importante, porque a seleção entre aparelhos compactos de ar condicionado a ventoinhas até ares condicionados indoor fixos para casas ou apartamentos é extremamente variada. A maioria das pessoas tem uma compreensão clara do termo coletivo "aparelho de ar condicionado" e, portanto, exclui automaticamente todos os restantes produtos possíveis. Por isso colocamos uma questão fundamental: ventoinha ou ar condicionado?
A decisão por um determinado modelo pode ser extremamente desafiante. Em primeiro lugar, os teus desejos são o mais importante, depois temos a escolha do tipo de aparelho, das várias funções adicionais que estão incluídas no equipamento - por exemplo, purificação do ar, humidificação do ar ambiente ou uma função de aquecimento para a estação mais fria.
Quais são os melhores aparelhos de ar condicionado? Uma vez que a forma de trabalhar também varia de acordo com o modelo, a resposta só pode ser: as tuas necessidades individuais e, claro, quanto queres pagar pelo aparelho. E porque as tuas necessidades são uma prioridade para nós, gostaríamos de te aquecer com uma visão abrangente das vantagens e desvantagens, bem como explicar-te como funcionam os diferentes sistemas de ar condicionado, para que possas tomar uma decisão consciente.
Ventoinha - simples e efetiva
Sugestão da Klarstein
Ventoinha de pé "Silent Storm"
Não se ouve, sente-se apenas O que parece contraditório no nome é um excelente exemplo de um aparelho de ar condicionado por menos de 100 euros. Com cinco modos de ventilação e dez velocidades, a "Silent Storm" garante a brisa perfeita para muitas situações. Uma vez que a brisa refrescante ocorre com um baixo nível de ruído, o que faz com que o aparelho se destaque com um pontinhos extra.
- Tão silencioso como um sussurro de 32 decibéis
- Ajustável em altura, pás de rotor inclináveis com oscilação comutável
O que não daríamos por uma brisa agradável nos dias quentes? Quando o ar no escritório ou em casa está insuportável e o nível de stress aumenta como a temperatura do termómetro, uma solução é necessária. Ar condicionado ou uma ventoinha? Aqueles que optam por este último vão poder beneficiar de um aparelho de ar condicionado portátil, que economiza espaço e geralmente é muito mais económico- especialmente quando comparado a muitos outros sistemas de ar condicionado domésticos.
Ao mover as pás do rotor, as tradicionais ventoinhas geram um fluxo de ar agradável - e quando colocadas à frente da janela, podem também suportar a troca de ar em ambientes mais abafados. Em contraste com os aparelhos de ar condicionado portáteis ou com os refrigeradores de ar, não têm um mecanismo de refrigeração embutido, como um reservatório de água ou acumuladores de gelo. Assim, as ventoinhas não baixam a temperatura ambiente, mas geram correntes de ar agradáveis.
- Necessidade de pouco espaço
- Funcionamento simples
- Mais económico do que um aparelho com instalação fixa
- Móvel
Vantagens:
- Alcance limitado
- Sem descida de temperatura
Desvantagens:
Refrigerador de ar - Ar condicionado sem tubo de extração
Sugestão da Klarstein
Refrigerador de ar "Skyscraper Ice 4 em 1“
O Skyscraper na verdade parece-se com um modelo em miniatura de um arranha-céu moderno - porque o polivalente leva-te facilmente às nuvens com a sua brisa refrescante. O aparelho atua como uma poderosa ventoinha e cumpre as funções de um sistema de ar condicionado do segmento mais económico com todos os louvores: refrigeração, humidificação e ionização.
- Refrigeração efetiva, graças ao reservatório de água com uma capacidade para seis litros
- Ionização do ar remove odores e germes
As temperaturas sobem e andas à procura de te refrescar? Aparelhos de ar condicionado portáteis - desde os vencedores dos teste a dicas privilegiadas - todos estão disponíveis em diferentes versões. Muitas pessoas procuram especificamente um ar condicionado sem tubo de extração e também dispensam o uso de um meio de refrigeração. Um refrigerador de ar compacto é uma alternativa interessante ao mini ar condicionado portátil e companhia, porque dispensa um circuito intensivo de eletricidade com meios de refrigeração e compressores.
A redução sentida na temperatura ocorre através do princípio físico da refrigeração evaporativa, porque o sistema de ar condicionado sem tubo depende do princípio natural da evaporação da água para assim refrigerar o fluxo de ar: o refrigerador de ar 3 em 1 suga o ar quente pelo seu painel traseiro e o direciona através do evaporador. A água elimina o calor e quando o fluxo de ar sai frio. Uma vantagem fantástica: o ar vem com humidade, o que é extremamente importante para os dias secos e quentes ou o ar quente do inverno. Para fluxos de ar particularmente frios, também se pode utilizar acumuladores ou cubos de gelo. Quem sofre de alergias deve ter em atenção aos filtros de ar integrados.
- Necessidade de pouco espaço
- Funcionamento simples
- Mais económico do que um aparelho com instalação fixa
- Móvel
Vantagens:
- Sem descida de temperatura
- Não é apenas adequado para regiões com altos índices de humidade
- Alcance limitado
Desvantagens:
Ar condicionado portátil - sempre no sítio certo
Sugestão da Klarstein
Ar condicionado portátil „Pure Blizzard 3 2G“
O "Pure Blizzard" garante um ar ambiente limpo e refrigerado em dias de verão e otimiza o ambiente como uma ventoinha e desumidificador com a persuasão de uma nevasca, mas sem a sua capacidade de destruição - vais experienciar a tempestade mais agradável que podes imaginar.
- Aparelho 3 em 1 de climatização, desumidificação e ventilação
- O tubo prático de extração de ar está incluído bem como a vedação para as janelas
Estes aparelhos também foram designados de “monoblocos” O sistema aspira ar quente e usa um compressor para direcioná-lo para dentro através do circuito de refrigeração. Desta forma, o ar é refrigerado e só depois libertado para as divisões, deixando o ar ambiente agradável. O ar quente da sucção sai por o tubo de extração.
Semelhante a um secador de ar de clássico, podes simplesmente colocar o tubo para o exterior através de uma janela ligeiramente aberta. Em regra geral, o material de montagem está incluído, para que possas conectar e vedar com segurança o tubo de extração de ar na janela. Não te preocupes: não há necessidade de grandes trabalhos manuais. Caso seja necessário, também podes mover o aparelho de ar condicionado portátil para outra divisão, onde seja necessário e instalá-lo lá.
- Necessidade de pouco espaço
- Instalação simples
- Mais económico do que um aparelho com instalação fixa
- Descida de temperatura eficaz
Vantagens:
- Instalação à janela ou na porta
- Elevado consumo energético em funcionamento prolongado
- Adequado apenas para regiões com os níveis de humidade baixos
Desvantagens:
Ar condicionado split - refrigeração duas vezes mais eficaz
Sugestão da Klarstein
Ar condicionado split „Windwaker Eco“
A previsão do tempo para a tua casa parece ótima: o "Windwaker Eco" garante ótimas condições climáticas com um fluxo de ar de 610 metros cúbicos por hora e cinco modos de operação. Além disso, destaca-se pelos os custos mais baixos de eletricidade, porque o ar condicionado tem classes de eficiência energética A ++ e A +.
- Temperaturas ajustáveis entre os 16 e os 30 °C
- Classes de eficiência energética " em modo de refrigeração A++" e " em modo de aquecimento A+"
O “ar condicionado split” passa o teste com distinção, pois é composto por dois aparelhos e, portanto, garante uma refrigeração extremamente eficaz. Dentro de uma divisão, o sistema suga o ar da mesma, filtra-o e resfria-o. O segundo componente é externo e contém um compressor de refrigeração Ambos os elementos são montados de forma permanente e conectados com tubos flexíveis.
Uma grande vantagem é o baixo ruído em funcionamento, porque o barulhento compressor de ar condicionado fica no exterior. A maioria dos ares condicionados split também tem uma função de reversão integrada para que o refrigerador de verão se torne num aquecedor nos meses de inverno. Caso não sejas um especialista, deves deixar a montagem para um especialista experiente.
- Refrigeração aprimorada, graças a um trabalho partilhado
- Muito silencioso, apesar de extremamente potente
- Temperatura ambiente constante
- Também frequentemente utilizado para aquecimento
Vantagens:
- Instalação por um técnico especializado
- Mais caro do que a maioria dos aparelhos portáteis
- Elevado consumo energético quando utilizado como aquecedor
Desvantagens:
É assim que deves calcular a importante potência de refrigeração
Se quiseres comprar um ar condicionado, deve ter em atenção a potência de refrigeração. Uma comparação de diferentes modelos mostra rapidamente que a potência pode extremamente variar. Em última análise, isso não afeta apenas o conforto de refrigeração, mas também influencia o consumo energético do sistema de ar condicionado - a equação simples “quanto mais potência, melhor” não se aplica aqui. Um sistema de ar condicionado passa no teste prático se o modelo escolhido estiver de acordo com o tamanho da divisão. Um aparelho muito pequeno não fornece refrigeração suficiente e uma escolha superdimensionada, por exemplo, aumenta desnecessariamente os custos operacionais.
Duas unidades de medida são importantes para a potência de refrigeração: BTU e (kilo-) watts. BTU significa "British Thermal Unit" e descreve a potência por hora em sistemas de ar condicionado. Com esta fórmula, podes determinar a potência de refrigeração certa para o tamanho da divisão: multiplica a área da divisão em metros quadrados por 60 watts (com bom isolamento e pouca radiação solar) até 100 watts (com pouco isolamento e alta radiação solar). Por exemplo:
20 m² x 100 W = 2000 W
Valores básicos: 1000 W = 1 kW = 3412,14 BTU
O sistema de ar condicionado certo para divisões pequenas - neste caso 20 metros quadrados - com pouco isolamento e alta radiação solar tem uma capacidade de refrigeração de dois quilowatts e cerca de 6.800 BTU.
Além do isolamento e da radiação solar, existem outros fatores que afetam a potência da refrigeração: a quantidade de pessoas e os aparelhos técnicos presentes na divisão. Adiciona cerca de 250 watts para cada pessoa adicional, mais a potência por dispositivo eletrónico. A quantidade de absorção de um aparelho pode ser encontrada nas instruções de funcionamento ou na placa de identificação.
A conclusão geral é simples: para uma refrigeração eficaz em divisões maiores, precisas de aparelhos mais potentes que geralmente são instalados de forma permanente. Esses tipos de ar condicionado são ideais para o quarto, mas o custo é mais alto em comparação com modelos menores.
Fica cool e compara os aparelhos de ar condicionado
Ventoinhas | Refrigeradores de ar | Aparelhos de ar condicionado portáteis | Aparelhos de ar condicionado split | |
---|---|---|---|---|
Tipo de refrigeração | Graças ao seu fluxo de ar, a ventoinha oferece um ar fresco que parece natural - muitas vezes ajustável em níveis, para que a brisa agradável se adapte aos dias quentes e às noites amenas. O aparelho pode ajudar a regular a temperatura do corpo e, assim, fornecer um efeito de refrigeração sem baixar a temperatura ambiente. | O refrigerador de ar aspira o ar quente, evapora a água e refrigera o ar que flui através dele. Isto, por sua vez, garante uma refrigeração precisa e agradável de nosso corpo, mesmo que a temperatura ambiente em si não desça significativamente. | O sistema de ar condicionado portátil fornece refrigeração ambiente particularmente benéfico. Primeiro, o aparelho aspira o ar quente do verão e o refrigera com um compressor, como se de um frigorífico se tratasse. O ar quente da sucção sai por o tubo de extração para o exterior. | O ar condicionado split usa um meio de refrigeração para diminuir a temperatura ambiente, que evapora ao aspirar o ar quente. O calor flui através de um tubo para o exterior do aparelho, que liquefaz o meio de refrigeração novamente e flui de volta através de um segundo tubo para o interior do aparelho de ar condicionado. O ciclo repete-se até que o ar ambiente atinja a temperatura desejada. |
Peso | O peso médio de uma ventoinha varia geralmente entre um e oito quilos. | O peso médio de um refrigerador de ar varia entre os seis e dez quilos. | O peso médio de um ar condicionado móvel varia entre os dez e 30 quilos. | O peso médio de todo o sistema split é de cerca de 50 quilos, a unidade externa sozinha pesa cerca de 40 quilos. |
Consumo energético | Tem o menor consumo de energia de todos os dispositivos comparados. | Em comparação com os aparelhos monobloco e spilt, o refrigerador de ar é o ar condicionado mais económico em termos de custos de eletricidade. | Como o consumo energético pode ser maior do que com um ar condicionado split moderno, o aparelho móvel é particularmente adequado para uso esporádico. | Os bons aparelhos de ar condicionador split consomem menos eletricidade em comparação com os portáteis - dependendo da classe de eficiência energética. |
Nível de ruído | Normalmente, uma ventoinha é mais silenciosa do que os outros aparelhos de ar condicionado. | Um refrigerador de ar funciona sem compressor e, portanto, o nível de ruído é também muito baixo. | Em comparação, um aparelho portátil é o que emite mais ruído, de 60 a 65 decibéis. | O ar condicionado split pode atingir até 50 decibéis no interior e cerca de 60 decibéis no exterior. |
Tu perguntas e a Klarstein responde
A pergunta dos cem milhões Infelizmente, uma resposta concreta não é possível. Todos os modelos apresentam vantagens e desvantagens, assim sendo só apenas as necessidades individuais podem decidir qual é o mais adequado. É por isso que uma comparação dos aparelhos de ar condicionado é tão importante: coloca todos os prós e os contras numa escala pessoal imaginária e observa o resultado. Pergunta: qual escolheste - ventoinha, refrigerador de ar ou ar condicionado portátil ou split?
A posição correta tem um impacto significativo na potência de refrigeração e na eficiência de custos. Um aparelho portátil não deve ficar muito próximo a paredes e fontes de calor, como lâmpadas. Basicamente, uma fonte de alimentação ao alcance é sempre bom - isso aplica-se aos aparelhos split em particular, se quiseres evitar que um eletricista tenha que instalar novos cabos para uma conexão adicional.
Com esta variante, podes conectar várias aparelhos internas ao aparelho externo - dependendo da versão, é possível a instalação até cinco aparelhos. Este pode ser o ar condicionado perfeito para casas, uma vez que desta forma várias divisões e vários pisos podem ter ar condicionado.
Depende das tuas capacidades, mas, em princípio, recomendamos que a tarefa seja executada por uma empresa especializada. O know-how técnico é indispensável no planejamento e na montagem do complexo sistema, e a responsabilidade por possíveis erros e danos também podem incutir responsabilidades, caso o instales sozinho. Não subestimes o risco: se o meio de refrigeração escapar devido à instalação incorreta, isso pode ter consequências graves para a tua saúde e para o meio ambiente.
Sim, a legislação obriga os operadores de sistemas de ar condicionado com uma quantidade de enchimento igual ou superior a 2,4 kg a fazerem um teste de estanqueidade. Caso as quantidades de enchimento do meio de refrigeração estiverem acima dos valores limite, existem obrigações adicionais de registo e de armazenamento.
A manutenção anual é aconselhável para aparelhos maiores com uma capacidade de cerca de 2,5 a três quilogramas; para aparelhos menores, uma manutenção de dois a três anos geralmente é suficiente. Os especialistas em ar condicionado, aquecimento e canalização realizam esta manutenção, verificam também o filtro e substituem-no caso seja necessário. O seguinte aplica-se a aparelhos complexos: faz com que a tecnologia de refrigeração seja inspecionada regularmente por um eletricista.
Podem existir várias causas para a potência de refrigeração diminuir ou mesmo falhar. Por exemplo é possível acontecer, quando a quantidade de meio de refrigeração é muito baixa ou quando um filtro tem defeito. Em caso de dúvida, deves entrar em contato com uma empresa especializada.
Se usares um ar condicionado que reduza a temperatura ambiente, presta sempre atenção à temperatura ambiente. É aconselhável não refrigerar a respetiva divisão em mais do que seis graus em relação à temperatura externa para evitar constipações e problemas circulatórios causado por enormes diferenças de temperatura. Humidade muito baixa pode secar as membranas mucosas e, assim, irritar as vias respiratórias. Se, por outro lado, for muito alto, tem um efeito negativo na termorregulação das pessoas que se encontram na divisão. Humidade entre os valores de 50 a 60 por cento é o ideal.
O teste realizados pela organização "Stiftung Warentest" aos ar condicionado indicam que os efeitos no clima dependem da escolha do meio de refrigeração. Ainda relativamente a este item, a legislação garante que os aparelhos modernos têm de corresponder a requisitos elevados para assim serem aprovados.
Sim, muitas empresas têm à disposição sprays desinfetantes especiais que podes usar para desinfetar o teu aparelho a fim de reduzir ou prevenir a formação de germes e fungos.