Ar condicionado
- Ares Condicionados: Brisas Frescas em Dias Quentes
- Como funciona um ar condicionado?
- Quanta eletricidade é que um ar condicionado utiliza?
- Que tipos de ar condicionado existem?
- Que outros fatores devem ser considerados ao comprar?
Ares Condicionados: Brisas Frescas em Dias Quentes
Cada vez mais sentimos os efeitos das mudanças climáticas. Além do mau tempo, as ondas de calor são particularmente visíveis nos meses de verão. Felizmente que o ar condicionado existe. Há muito tempo que são comuns em carros e hipermercados, mas também há cada vez mais casas particulares que beneficiam destes dispensadores compactos de frescura. Um sistema de ar condicionado pode ser integrado em todas as residências, mas existem diferentes modelos no mercado que diferem significativamente em termos de eficiência energética e tipo de instalação.
Como funciona um ar condicionado?
O sistema de ar condicionado assegura um clima agradável em ambientes interiores e, como tal, pode melhorar significativamente o bem-estar e a atmosfera de trabalho. Ao mesmo tempo, devido à temperatura mais baixa, a humidade é reduzida, de forma que o ar parece menos pegajoso e opressivo. É ideal para ventilar a casa de forma uniforme com ar fresco, pois as flutuações extremas entre frio e calor geralmente não são saudáveis para o sistema circulatório e para o corpo. O funcionamento de um sistema de ar condicionado é semelhante ao funcionamento de um frigorífico: um refrigerante gasoso é aspirado e fortemente compactado por uma máquina conhecida como compressor. Isto aquece o gás e a pressão aumenta visivelmente. O vapor quente é alimentado através de uma linha de pressão para um condensador, o que por sua vez é arrefecido por um ventilador. O vapor é liquefeito novamente e atinge a chamada válvula do acelerador. Ao fluir através desta abertura estreita, o líquido é significativamente arrefecido de forma instantânea. Finalmente, o líquido entra no evaporador, onde pode extrair calor do ar ambiente. O líquido evapora devido ao calor que ocorre e é devolvido ao circuito. O calor desviado é bombeado para fora da divisão através de um tubo de escape, de forma que a temperatura na divisão caia continuamente para o nível desejado. O sistema de ar condicionado não funciona fornecendo frescura, mas extraindo calor.
Quanta eletricidade é que um ar condicionado utiliza?
Se deseja comprar um ar condicionado, observe atentamente a eficiência energética do dispositivo. Embora o aquecimento de uma divisão seja relativamente fácil, a remoção de calor é tecnicamente mais exigente porque a divisão possui um nível mais alto de energia. Isto deu aos ares condicionados a reputação de consumirem muita eletricidade. No entanto, a eficácia foi melhorada através do desenvolvimento contínuo de componentes climáticos individuais. A compra de um ar condicionado faz sentido desde que novos dispositivos sejam utilizados. No geral, existem sete classes de eficiência energética para sistemas de ar condicionado, que variam de A +++ (balanço energético muito bom) a D (balanço energético fraco). De acordo com as leis aplicáveis, os dispositivos recém-produzidos devem ter pelo menos a classe de eficiência B, independentemente de serem aparelhos de ar condicionado split ou móveis. A classe é determinada pela relação entre consumo de energia e capacidade de refrigeração. No geral, os sistemas de ar condicionado das classes A +, A ++ e A +++ devem ser considerados ecologicamente e economicamente sensíveis, enquanto as classes mais baixas devem ser analisadas sob um olhar mais crítico.
Que tipos de ar condicionado existem?
Os diferentes nomes para sistemas de ar condicionado podem causar confusão. Os refrigeradores de ar que funcionam com cubos ou sacos de gelo intercambiáveis também são incorretamente referidos como ares condicionados. Aqui, no entanto, os sistemas de ar condicionado são entendidos no verdadeiro sentido da palavra, isto é, dispositivos com o seu próprio circuito de refrigeração e líquido de arrefecimento.
Um sistema de ar condicionado móvel com um tubo de exaustão é utilizado com muita frequência e tem a grande vantagem de poder ser operado em todas as divisões. Isto torna estes sistemas de ar condicionado portáteis particularmente flexíveis e versáteis. No entanto, o único requisito é a capacidade de dissipar o excesso de calor. Um sistema de ar condicionado móvel produz uma grande quantidade de calor durante o funcionamento que deve ser dissipada. Caso contrário, o efeito de arrefecimento do dispositivo seria completamente cancelado. Ao contrário de um sistema de ar condicionado split, o sistema de ar condicionado móvel consiste em apenas uma peça, incluindo um tubo de exaustão. É relativamente compacto e funciona silenciosamente. O tubo de exaustão deve ser pendurado numa janela ou montado na mesma. Também é possível montar este tipo de sistema de ar condicionado através de uma abertura na parede, mas nesse caso perderia as suas propriedades móveis. Infelizmente, se uma janela for inclinada, existe uma corrente constante, que novamente transfere o ar um pouco mais quente do exterior para o apartamento. Este efeito pode ser combatido utilizando a abertura de parede mencionada anteriormente, e também é possível fechar a janela inclinada com o chamado selante para janelas a baixos custos adicionais.
Os sistemas de ar condicionado de duas peças são particularmente populares em novos edifícios. Este ar condicionado split funciona ainda mais silenciosamente do que o seu concorrente móvel porque o compressor encontra-se do lado de fora da parede e não na divisão. Os dispositivos de duas peças são extremamente eficazes e devem ser instalados com antecedência. A adaptação, porém, está associada a algumas dificuldades, especialmente se estiver numa propriedade para várias pessoas. Por um lado, o ruído externo pode causar problemas aos vizinhos e, por outro lado, a instalação por uma empresa especializada é obrigatória desde 2008, o que gera custos adicionais. No geral, os dispositivos split são uma boa opção, por exemplo, para um novo edifício ou uma propriedade independente. Os sistemas de ar condicionado móveis são mais adequados para propriedades de aluguer, no sentido de retirar o máximo proveito da sua flexibilidade, especialmente porque podem simplesmente ser arrumados no sotão durante o inverno.
Que outros fatores devem ser considerados ao comprar?
Vale a pena comprar um sistema de ar condicionado, mas deve levar em conta previamente que o desempenho do sistema de ar condicionado deve corresponder ao volume da divisão. Para calcular o volume, a área da divisão em metros quadrados é multiplicada pela altura da divisão. O valor calculado é então multiplicado por um fator que fica entre 15 e 70. As divisões muito bem isoladas e as divisões sem janelas devem receber um fator entre 15 e 25. Um fator de 25 a 35 deve ser utilizado para divisões com um mau isolamento ou divisões que tenham muitas janelas. O fator 70 é reservado para estufas e instalações técnicas (por exemplo, servidores). Este valor final indica a capacidade de refrigeração necessária. Um exemplo de cálculo: uma divisão de 25m² mal isolada e com muitas janelas deve ser arrefecida 25 vezes 35, ou seja, 875 watts de potência.
Tipo de condicionador de ar | Vantagens | Desvantagens |
Ar condicionado monobloco |
- Fácil de instalar - Diferentes opções disponíveis - Desumidificação e filtragem de ar |
- Preço Alto - Barulhento |
Inverter condicionador de ar |
- Temperatura constante - Consome menos energia - Longa vida útil do dispositivo - Sem sensação de correntes de ar |
- Preço alto |
Ar condicionado portátil |
- Barato - Escolha no design - Diferentes funções disponíveis |
- Barulhento - Produção de calor - Consumo de energia |