Máquinas de fazer gelo
- Máquinas de fazer gelo - um ajudante prático para os dias quentes
- Como funciona uma máquina de fazer gelo
- Vantagens oferecidas por uma máquina de fazer gelo
- Os diferentes tipos de máquinas de fazer gelo
- Baixa quantidade de manutenção necessária
- Que máquina de fazer gelo é ideal para mim?
Máquinas de fazer gelo - um ajudante prático para os dias quentes
As máquinas de fazer gelo são ajudantes práticos para a sua vida quotidiana e oferecem-lhe um refrescamento muito necessário, e não só em dias quentes e ensolarados. Hotéis premium, bem como restaurantes de fast food, já usam máquinas de gelo há muito tempo. No entanto, devido à alta procura, nos últimos anos estes aparelhos têm vindo a tornar-se acessíveis para todos. Uma máquina de fazer gelo melhora qualquer bebida em apenas alguns segundos e garante um refrescamento duradouro.
Como funciona uma máquina de fazer gelo
A máquina de fazer gelo inclui um tanque de água, elementos de refrigeração, um motor eléctrico e uma unidade de aquecimento. Antes do uso, o tanque de água é enchido com água potável e a máquina de fazer gelo é ligada a uma tomada eléctrica. Tanto água da torneira como água de garrafas PET ou de vidro é adequada para utilização com a máquina de fazer gelo. Máquinas de fazer gelo maiores podem receber água diretamente da canalização - eliminando a demorada etapa de enchimento do tanque. Existem condutas de refrigeração dentro da máquina de fazer gelo que congelam a água rapidamente. A máquina de fazer gelo mostra-lhe quando o processo está terminado. Ao premir um botão, a máquina liberta o seu conteúdo sob a forma de cubos de gelo transparentes e bem moldados. Os clientes perguntam frequentemente porque é que os cubos de gelo produzidos por uma máquina de fazer gelo não são nublados como os de um congelador. Isso acontece porque os cubos de gelo congelam lentamente de dentro para fora e assim permanecem transparentes. Dependendo do dispositivo, também poderá selecionar o tamanho dos cubos de gelo. Os cubos de gelo pequenos são perfeitos para cocktails, enquanto que os maiores podem, por exemplo, ser usados para encher baldes e arrefecer cerveja ou outras bebidas. Um elemento de aquecimento aquece brevemente o espaço logo que os cubos de gelo ficam prontos, a fim de evitar que se agarrem à máquina. Um escorrega é usado para transferir os cubos para a bandeja de coleta onde podem ser recolhidos.
Vantagens oferecidas por uma máquina de fazer gelo
A economia de tempo é definitivamente a maior vantagem oferecida por uma máquina de fazer gelo. Tem de esperar horas para fazer cubos de gelo no seu congelador. A máquina de fazer gelo por outro lado, liberta o seu conteúdo após apenas alguns minutos. Fazer até grandes quantidades de cubos de gelo não é problema, o que é uma grande vantagem para eventos com muitos convidados. A óptica dos cubos de gelo é outra grande vantagem: cada cubo de gelo tem o mesmo aspecto, com um brilho cristalino e requintado. Enquanto que os cubos de gelo do congelador precisam de ser fastidiosamente removidos da sua forma, que ocupa espaço que deixa de estar disponível para produtos congelados, as máquinas de fazer gelo evitam esse problema. Os cubos de gelo do congelador podem ser pegajosos e conter impurezas, e são frequentemente marcados por rachaduras de tensão, que não ocorrem nos cubos da máquina de fazer gelo.
Uma máquina de fazer gelo pode produzir aproximadamente um cubo de gelo por minuto, o que equivale a cerca de 15 quilos de produtos gelados por dia - ideal para resfriar vinhos espumantes, champanhe ou sushi, mexilhões e sobremesas. São não apenas um grande elemento decorativo, mas também especialmente higiénicas. Visualmente, os cubos de gelo ficam especialmente bonitos em jarras de água e copos longos, onde ganham facilmente destaque em comparação com os seus colegas nublados feitos no congelador. Também não podemos esquecer a utilidade médica, já que picadas de insectos, entorses e hematomas requerem uma assistência rápida. Nesses casos pode embrulhar rapidamente os cubos da máquina de fazer gelo numa toalha e aplicá-los na área afectada. A máquina de fazer gelo como tal já é um foco de atenção na sua cozinha, que garante ser tema de conversa entre os seus conhecidos. Outras vantagens incluem uma instalação rápida plug & play, uma maior eficiência energética em comparação com congeladores, e o baixo volume sonoro que emitem em funcionamento. Isso faz com que uma máquina de fazer gelo seja uma compra que vale completamente a pena, especialmente porque é móvel e também pode ser usada em festas ou nas suas próximas férias de campismo.
Os diferentes tipos de máquinas de fazer gelo
As máquinas de fazer gelo comuns têm um tanque de água com um volume de aproximadamente 2-3 litros, que pode ser usado para produzir cerca de 10-15 kg de cubos de gelo por dia. Quando o tanque de água está vazio ou a bandeja de cubos de gelo está cheia, normalmente é emitido um sinal acústico. A maioria dos aparelhos tem um modo de poupança de energia que coloca a máquina em modo de espera após a sua utilização. O controle da máquina de fazer gelo é feito eletronicamente através de um botão start/stop, e além disso, a maioria dos dispositivos têm várias luzes que alertam sobre mau funcionamento, por exemplo. As máquinas de fazer gelo trabalham com um volume sonoro baixo, e normalmente têm uma janela que lhe permite supervisionar o processo. Aparelhos maiores e mais caros podem produzir diferentes tamanhos de cubos de gelo, e algumas máquinas também podem produzir cubos de gelo em forma de dedal. Estes são cubos de gelo com um buraco no meio e que se dissolvem mais rapidamente, uma vez que têm uma maior superfície devido ao seu buraco.
As grandes máquinas de fazer gelo, por exemplo as da Klarstein, também estão equipadas com um sistema de bombeamento em vez de um tanque de água. Até 20 kg de cubos de gelo podem ser produzidos em 24 horas, e a sua bandeja de armazenamento é muito maior do que a de uma máquina de fazer gelo pequena. É por isso que estas máquinas de fazer gelo são especialmente adequadas para uso gastronómico.
Baixa quantidade de manutenção necessária
Se quiser comprar uma máquina de fazer gelo, deve estar ciente de que ela requer alguma manutenção. Precisa de ser drenada regularmente para evitar que bactérias e germes se instalem nas áreas frias e húmidas. Fora isso, uma máquina de fazer gelo tem uma manutenção relativamente baixa e só precisa que o exterior seja limpo ocasionalmente com um pano húmido.
Que máquina de fazer gelo é ideal para mim?
Além do preço, também deve considerar a quantidade de gelo que gostaria de produzir ao comprar uma máquina de fazer gelo. Uma bebida longa requer aproximadamente 200 gramas de gelo, o equivalente a 5-6 cubos de gelo. Para resfriar bebidas é preciso aproximadamente 1 quilo de gelo (=28 cubos de gelo). Como a maioria das máquinas de fazer gelo podem produzir até 15 quilos de gelo, até mesmo os requisitos de festividades maiores deverão ser atendidos. Os cubos de gelo podem ficar armazenados na máquina de fazer gelo indefinidamente, desde que a mesma esteja ligada a uma tomada eléctrica. Os elementos de refrigeração impedem que os cubos de gelo derretam. No entanto, para poupar energia, nunca deve fazer mais cubos de gelo do que aqueles que realmente vai usar.
Os cubos de gelo maiores podem absorver uma quantidade maior de calor do que os pequenos, garantindo que a bebida não seja diluída. Os cubos de gelo mais pequenos por outro lado, têm uma superfície maior e garantem um arrefecimento mais rápido, uma vez que retiram imediatamente o calor das bebidas. É por isso que vale a pena comprar uma máquina de fazer gelo que tenha pelo menos duas, ou melhor ainda três configurações diferentes (S - pequeno, M - médio e L - grande).